sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Entre duendes e UFO's

Enviado por: Pesquisadora Sonia
Comentários finais do texto por:
Pesquisadora Sonia


Texto:
Carl Sagan


Até que ponto a crença em duendes, gnomos e fadas do passado se assemelha aos ET's e UFO's de hoje? Será que os relatos antigos de contatos com duendes e outros seres fantásticos são semelhantes aos de contatos com extraterrestres?
Examinando a mente humana, muitas explicações de eventos de hoje podem estar no passado. Examinando diversos relatos, e estudos de cientistas, talvez descubramos… Em 1645, uma adolescente da Cornualha, Anne Jefferies, foi encontrada grogue, encolhida no chão. Muito mais tarde, ela lembrou ter sido atacada por meia dúzia de homenzinhos, conduzida paralisada a um castelo no ar, seduzida, e trazida de volta para casa. Ela chamava os homenzinhos de duendes. (Para muitos cristãos piedosos, como para os inquisidores de Joana d'Arc, essa distinção era irrelevante. Os duendes eram demônios, pura e simplesmente. ) Eles voltaram para aterrorizá-la e atormentá-la. No ano seguinte, ela foi presa por bruxaria. Os duendes têm tradicionalmente poderes mágicos, e podem causar paralisia ao simples toque de suas mãos. O tempo transcorre de forma mais lenta no país encantado. Os duendes têm problemas de reprodução, por isso fazem sexo com seres humanos e roubam os bebês dos berços - deixando às vezes um duende substituto, uma "criança trocada". Agora esta me parece uma boa pergunta: se Anne Jefferies tivesse crescido numa cultura que fizesse propaganda de alienígenas em vez de duendes, e de UFOs em vez de castelos no ar, a sua história seria diferente, em qualquer aspecto significativo, das narradas pelas "vítimas de rapto por alienígenas"?

( extraído do site :ceticismo, ciência e tecnologia)




Extraí só um trecho do artigo que contém o que me interessa.

Óbviamente Segan não tem a mesma opinião que eu com relação aos contos de fada, muito pelo contrário.

Agora veja o trecho grifado : em que essa estória se diferencia da de Branca de Neve e os Sete Anões?

Você sabe quando e quem escreveu a estória da Branca de Neve?

Se respondeu Walt Disney, errou!
Walt Disney com seu gênio e sua visão de empresário transformou a estória para o cinema e foi um estrondoso sucesso.

Se respondeu Irmãos Grimm ou Charles Perrault, também errou!

Tanto os Irmãos Grimm como Charles Perrault foram, "coletores" e "compiladores" de contos e fábulas (estórias envolvendo animais ***)passados "de boca em boca", a maioria deles dos países nórdicos , como Dinamarca.
Entre esses contos : Branca de Neve, Chapéuzinho Vermelho, Cinderela, o Pequeno Polegar, a Bela Adormecida,etc. .. etc...

Aliás, convém ressaltar que esses contos não eram infantis, nas versões compiladas por Perrault eles eram muito mais violentos do que nas dos Irmãos Grimm que os transformaram em contos para educação moral das crianças e os amenizaram.

Veja a estória do Chapeuzinho Vermelho(cujas primeiras versões datam do século XIV): nada além de uma lição sobre obediência para as crianças, né?
Senão o lobo-mau da floresta (o que isso tem demais, lobos existem nas florestas),pode te raptar, te enganar,te comer.
Eu mesma fiz uma brincadeira uma ocasião dizendo que tem gente que vê ufologia em tudo, e que seria capaz de contar a estória do Chapéuzinho como abdução.

Talvez não tenha nada demais mesmo, mas um pulguinha começasse a coçar a minhna orelha quando eu tomei conhecimento através do blog de uma pesquisadora de abdução, que em muitas ocasiões as pessoas avistaram "cachorros/lobos" antes do acontecimento. Isso juntado c om a minha proprtia experiência e mais alguns relatos, fizeram c om que a a pulguinha coçasse mais .

Não estou "afirmando" que Chapéuzinho Vermelho seja uma estória de abdução, mas poderia ser.

(***) Outra coisa que me intriga : Essas fábulas que tem os animais como personagens, costumam se inciar assim : "no tempo em que os bichos falavam", para determinar que foi num tempo muito antigo.

Mas por quê essa expressão pra determinar uma época muito remota?

De onde terá ela vindo?

Já pensaram nisso?

Terá havido um tempo muiiito remoto em que seres em forma de animais habitaram a Terra , e/ou os animais se comunicavam com os humanos "como se falassem" (telepáticamente )?



Pirei de vez? rsss



Sonia




Nenhum comentário: