quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Moscou: Imprensa russa reporta fenômenos OVNIs

Estranho halo no céu é a última sensação da ufologia russa.


Por Pepe Chaves*

De Contagem-MG

Para Via Fanzine

Um halo luminoso chamou a atenção no céu de Moscou.


O aparecimento de OVNIs tem sido reportado de maneira mais ampla pela imprensa russa. Os céus de Moscou têm sido o palco das últimas aparições.

Recentemente, um vídeo foi postado e amplamente difundido na internet, mostrando um grande triângulo sobrevoando o Kremlin de Moscou. Apesar de ser amplamente divulgado, não há informações sobre a autenticidade do vídeo, exibido também em reportagem pelo jornal russo Pravda.


Halo luminoso

Mas a grande sensação foi um fenômeno inusitado, assistido por milhares de moscovitas: uma nuvem luminosa em forma de halo pairou sobre os distritos da parte ocidental da cidade, na quarta-feira, 15/09.

No entanto, ao contrário do que possam pensar os ufologistas mais afoitos, cientistas do serviço de meteorologia da cidade declararam que não há nada de sobrenatural no tal halo luminoso.

Em declaração ao canal de tevê Vesti24, o serviço afirmou se tratar de “um efeito puramente óptico, mesmo sendo espetacular. Você pode ver as coisas realmente estranhas se olhar as nuvens regularmente".

"Diversas frentes de ar passaram Moscou recentemente, incluindo uma entrada do ar frio do Ártico. Este fenômeno foi o resultado de uma combinação delas", acrescentou a fonte.

Vídeo mostrando triângulo sobre o Kremlin:

tem tudo para não ser autêntico.

Crenças e históricos

Apesar dos esclarecimentos científicos, algumas pessoas estão a instigar que o fenômeno do halo luminoso se trate da manifestação de seres vivos desconhecidos para a ciência. Outros acham que seriam criaturas que vieram do plasma mundano, similares a fantasmas.

De acordo com o jornal Pravda, OVNIs sobre Moscou não são ocorrências frequentes, mas já existe um histórico. Informa o noticioso, que no inverno de 1584, um objeto em forma de cruz com uma bolha iluminada no centro foi avistado no céu de Moscou durante o dia.

Ivan, o Terrível, então czar, também teve um avistamento ufológico que, para ele, seria um sinal de sua morte. E, de fato, ele falecera pouco depois.

O Pravda também informa que bolas de fogo seriam avistadas com certa frequencia em Moscou. Em 5 de agosto de 1977, três bolas de fogo teriam sido avistadas sobrevoando a cidade. Uma caíra sobre Ivanovskaya, outra desaparecera no jardim Tainitsky, e a terceira voara para dentro da catedral Archangelsk.

Segundo a fonte russa, percorrendo uma trajetória em forma de S, o pequeno objeto voador teria adentrado a catedral e seria composto de dois pares de portas. Ao entrar, a bola de fogo teria rumado para o altar, batido contra as portas e explodido. Uma mancha negra teria permanecido no altar, onde ocorreu a explosão.

* Pepe Chaves é editor do diário Via Fanzine e dos portais ASTROvia e UFOVIA.

- Com informações de Pravda e RT, com tradução do autor.

- Colaborou: Vitório Peret (RJ).

- Assista vídeo exibindo o halo celestial:

http://www.vesti.ru/doc.html?id=319482

- Imagens: Vesti 24/Pravda.

- Produção: Pepe Chaves

© Copyright 2004-2010, Pepe Arte Viva Ltda.

Nenhum comentário: