sábado, 4 de outubro de 2008

Encontraram o diario de um astronauta do onibus espacial Columbia‏

Enviado por: Sonia Sheiss

As páginas do diário do astroauta israelita que sobreviveram à explosão do ônibus espacial Columbia a 37-milhas da Terra estão em exibição este fim de semana, pela primeira vez em Jerusalém.

O diário pertencia a Ilan Ramon, o primeiro astronauta de Israel e um dos sete tripulantes mortos quando Columbia desintegrou após a re-entrar na atmosfera em fevereiro 1, 2003. Parte da diário restaurado será exibido no Museu de Israel com inicio domingo.

Um pouco mais de dois meses depois da explosão do ônibus espacial, os pesquisadores da NASA encontraram 37 páginas do diário de Ramon, molhado e amassado, em um campo fora da cidade americana de Palestina, Texas. O diário sobreviveu à explosão em situações atmosferica extremas de calor, frio e, em seguida, "foi atacado por microorganismos e insetos" no campo onde ele caiu, disse Yigal Zalmona museu. "É quase um milagre que tenha sobevivido, é incrível," disse Zalmona. Não existe "nenhuma explicação racional" para a forma como ele foirecuperado enquanto a maior parte do ônibus espacial não foi, disse ele. A NASA não tinha respondido ainda aos pedidos para comentar o fato.

Discovery News.


ps: Nada é por acaso!

Nenhum comentário: