terça-feira, 26 de agosto de 2008

Supostas sondas em Curitiba


Pesquisador faz 78 fotos de objetos luminosos que, segundo ele,
costumeiramente, surgem na região do Aeroporto Internacional de Curitiba.


Por Pepe Chaves*
de Contagem-MG
Para
UFOVIA


Segundo o pesquisador, este objeto é observado corriqueiramente na região aeroportuária de Curitiba.


Frank Leandro Bevervanço, 35 anos, cursa superior em mecatrônica, é natural de Pato Branco-PR e atualmente reside na cidade de Curitiba-PR. No Bairro Uberaba, onde reside há 16 anos, Frank teve algumas interessantes experiências relacionadas ao fenômeno UFO. Segundo ele, a que mais marcou, foi “o avistamento de um UFO triangular muito grande gigantesco, posso dizer, ele estava a no máximo 500m de altitude. Este fato ocorreu no ano de 1989, na cidade de Pato Branco, quando mais quatro amigos meus também viram. Dois anos após o ocorrido, fiquei sabendo de mais uma pessoa na cidade que também avistou tal objeto na mesma época”, declarou ao portal UFOVIA.

Intrigado com estes e outros fenômenos, Frank passou a pesquisá-los e fundou o GIFMAT (Grupo de Investigação de Fenômenos Marítimos Aéreos e Terrestres), que é um grupo de pesquisa do fenômeno UFO, mas que também se interessa por outros fenômenos e mistérios.

Curitiba

Na região em que reside, Frank passou a perceber a movimentação de um objeto aéreo, que ele acredita se tratar de uma "sonda”, pois não deveria ser tripulado, dadas as suas pequenas dimensões. Os objetos conhecidos como “sondas” ou “periféricos”, assim chamados pelos pesquisadores ufológicos, sugerem se tratar de aparatos teleguiados, capazes de executar manobras que podem desafiar as leis da física. Grande parte dos pesquisadores, associa tais objetos a máquinas de natureza extraterrestre, inseridas em nosso mundo com fins de sondagem, colheita de amostras, prospecção do solo, envio de imagens etc. Outros pesquisadores preferem acreditar que tais aparatos sejam experimentos secretos, de origem terrestre, usados para fins de espionagem e/ou outros desconhecidos.

Em sua região, Frank reparou que as aparições passaram a envolver mais de um objeto luminoso. Elas se davam de forma sistemática, no mesmo local e horário, quando, segundo ele, o objeto desenvolvia vários tipos de manobras aéreas. Com isso, Frank pôde preparar o material e buscar registros fotográficos do inusitado objeto que estava presenciando e o deixava intrigado. E por cinco ocasiões ele conseguiu fotografar tais objetos, chegando ao total de 78 fotos obtidas. Algumas das fotografias mostram dois objetos num mesmo enquadramento. As fotos foram feitas em 06/03/2007, 29 e 30/12/2007, depois em 05/04/2008 e por fim em 08/04/2008, quando o pesquisador conseguiu bater 25 fotos de um mesmo objeto. Conforme constatamos, o modelo do equipamento descrito (abaixo) confere com as informações EXIF. Disponibilizamos algumas destas fotografias com exclusividade em UFOVIA, veja as imagens através do link inserido no final dessa matéria.

O que se torna interessante é o fato de que os objetos foram registrados bastante próximos ao Aeroporto Internacional de Curitiba (Afonso Pena). Como sabemos, diversos objetos semelhantes já foram reportados nas imediações de outros aeroportos brasileiros e do exterior, em alguns casos, chegando a cancelar decolagens. Seria oportuno se Frank continuasse sua pesquisa, porém, procurando se aproximar da rota do objeto e tomando as fotografias de outros locais. Seria interessante também, conseguir pelo menos uma fotografia, que no mesmo enquadramento mostrasse o objeto voador e parte do aeroporto Afonso Pena.

Frank falou conosco sobre estas experiências e nos diversas fotos do objeto fotografado no céu, em algumas com dois objetos. Por falta de espaço, nos limitamos a publicar nove destas fotos (uma acima e oito no link abaixo).




Nenhum comentário: