sábado, 23 de agosto de 2008

Os habitantes das nuvens

MATÉRIA PUBLICADA COM EXCLUSIVIDADE NA UFOVIA!
Por volta do século IX, camponeses acreditavam na existência de seres que
habitavam uma região situada entre a terra e o céu, sobre as nuvens.



Por Alberto Avelino CRUZ*






NUBEIROS E TRONANTES - Esses seres que eram chamados de “nubeiros” foram conhecidos como uma espécie de espírito maligno, moradores dos ares, a quem o imaginário popular atribuía o poder de produzir tempestades e controlar os raios. Eles teriam capacidade para provocar fenômenos atmosféricos e tempestades. Alguns camponeses acreditavam que os nubeiros juntamente com suas companheiras, as nubeiras, formariam as nuvens e os trovões para descarregá-los onde melhor lhes seria apropriado.

Os camponeses da Idade Média estavam convencidos de que os nubeiros eram dotados da faculdade de distribuir os raios sobre a terra e produzir os trovões, missão esta última, mais propriamente encomendada aos tronantes. Os tronantes são seres do imaginário Galego e tratar-se-iam de povos que habitam a região da Galícia, na Espanha, muito conhecida pela sua capital, Santiago de Compostela, que atrai peregrinos do mundo todo por ser uma região de forte influência espiritual.

Os tronantes são companheiros e cooperadores dos nubeiros, pois que são eles que fazem as nuvens "caminharem", dirigindo a elas os trovões e raios, golpeando-as com os pés e, posteriormente, produzindo a saraivada das tempestades. Desta feita, haveria uma espécie de comunidade, habitando as nuvens, onde a cada um indivíduo da mesma é determinada certa tarefa.

Acreditam que, dependendo do trato que se tenha feito, os nubeiros podem avisar ou não sobre a ocorrência de uma determinada tormenta. Eles dialogam e, em caso positivo, os habitantes do lugar onde se dará a tormenta são avisados para poderem preparar-se com antecedência.

Os nubeiros são criaturas de aspecto não muito agradável aos olhos humanos. Possuem uma extensa barba, são muito feios, ora mencionado como uma criatura corpulenta, ora como um anão deformado, porém com uma força descomunal. Carrega em seu corpo um manto de peles ou uma armadura, usando em sua cabeça um chapéu de abas largas. Alguns moradores dos vilarejos os descrevem da seguinte forma:

"É um homem pequenino, tem as pernas tortas, a boca vai de orelha a orelha e os dentes são afiados. Os olhos são incandescentes como fogueiras".

Para as pessoas que os tratam de forma cordial eles costumam avisar sobre o lugar onde se darão as tormentas, protegendo-os das chuvas torrenciais de granizo. Em determinadas ocasiões os nubeiros - renubeiros ou nuberu - costuma exigir uma certa prenda das pessoas que os tenham evocado. A moradia de tais seres estaria localizada no alto de uma montanha, no Egito, sempre coberta por uma espessa nuvem, meio pelo qual utilizam para deslocarem-se em viagens a grandes velocidades.

Leia mais no Ufovia

Nenhum comentário: