No sítio de Kerley Melo, no município de Lagoa Dourada, na manhã de 19 de fevereiro de 2008, o plantio de cana também apareceu deitado. "O estranho fato aconteceu em nosso sítio onde parte de nosso canavial que antes se encontrava intacto amanheceu deitado por algo sobrenatural", explicou Kerley. "Não há marcas nas canas, elas simplesmente estão amassadas sem nenhum dano e as mesmas ainda estão plantadas. Não pode ter sido um vendaval uma vez que as coberturas próximas ao canavial estão intactas, e nenhuma telha foi arrancada. Não há nenhuma estrada próximo ao local e as hipóteses de ter sido algo sobre-natural não pode ser descartadas”, conclui, dizendo ainda que as folhas estão verdes e saudáveis, descarta-se a possibilidade de raio ou algo provocado pelo tempo também.
O local
Lagoa Dourada está localizada entre os municípios de Entre Rios de Minas e São João Del Rei. Na culinária tem destaque o Rocambole, considerado o melhor do mundo. Sua economia é baseada na agropecuária. Esta é a fama da cidade que já se tornou parada obrigatória dos turistas que circulam pelo Circuito Trilha dos Inconfidentes.
O povoamento local começou por volta de 1625, quando a bandeira comandada por Oliveira Leitão descobriu ouro nas águas de uma pequena lagoa. Por volta de 1717, a região já estava bem povoada e o arraial foi se formando com a chegada de novos "oureiros". Em 1734, Dom Frei Antônio de Guadalupe ergue, então, uma capela dedicada a Santo Antônio. Em 1750, o arraial é elevado a Distrito da Paz. Em 1832, o nome original de Alagoa Dourada é alterado para Lagoa Dourada, uma referência à lagoa ali existente, muito rica em ouro.
Após o esgotamento das jazidas auríferas, o arraial buscou alternativa na agricultura, principalmente, no milho e na produção do leite. Em 1892, o distrito passou a pertencer a Prados, e em 1911, foi finalmente emancipado. De seu passado colonial, Lagoa Dourada preserva, na sede, alguns casarões e igrejas com expressivos fragmentos da arte colonial mineira. O acervo de imaginária é notável. A Igreja Matriz de Santo Antônio e a Igreja do Senhor Bom Jesus compõem o tradicional cenário urbano das gostosas cidades do interior de Minas. Acompanhando a subida para a Igreja do Senhor Bom Jesus, estão painéis com os passos da Via Sacra aplicados em graciosas muretas construídas de tijolinhos. Na Semana Santa, comunidades e visitantes participam ali dos rituais religiosos da Paixão de Cristo.
Confira as fotos do canavial:
FONTE: REVISTA UFO
Nenhum comentário:
Postar um comentário