sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Jorge Luis Nery, Diretor da Pesquisa / INAPE

Jorge Luis Nery, Diretor da Pesquisa / INAPE

Gener e João Nery

Relatório do Caso Riolândia (SP)


Ao vigésimo primeiro dia do mês de janeiro de 2008, fui chamado com urgência por uma equipe de repórter de Televisão TV Tem da Rede Globo alertando que um fato muito estranho ocorrera próximo à cidade de Riolândia, região de Votuporanga ao norte do estado de São Paulo, que fica em uma pousada aproximadamente 18 kms da cidade, no mesmo instante ao ser informado que se tratava de sinais estranhos marcados numa plantação de cana daquele local,e que testemunhas haviam observados objetos estranhos sobre o mesmo, me dirigi para aquela região à fim de averiguar o fato.

Juntamente conosco estava uma equipe de televisão que fora avisada por testemunhas e hóspedes daquela pousada. Era por volta de aproximadamente 14 horas daquele dia quando chegamos à área onde aconteceu o fato, tudo parecia tranqüilo passamos por entre grande canavial que parecia não ter fim, chegando às instalações daquela pousada procurei o Sr. Mauricio que foi a primeira testemunha ao presenciar o Fato.

No momento do nosso encontro ele se sentiu aliviado e disse-me: agora sim eu posso falar o que vi porque não vou me passar por louco! Sei que você entende e pode me explicar o que aconteceu aqui! Segundo a equipe de televisão Mauricio não queria dar entrevista alguma para não se expor á ridículo e ser taxado de doido . Inclusive me disse que não queria queimar com isto a imagem daquele local que é sua fonte de renda e medo de espantar os freqüentadores da pousada.

Com muito custo e bastante conversa fui convencendo o Sr. Mauricio a se abrir, sem medo e expôr todo o ocorrido inclusive para a reportagem. O outro fato difícil também foi de convencê-lo a entrar no círculo do canavial, ele somente olhava do lado de fora. Não vou entrar ai não! Não sei o que fez isto, é muito estranho..Eu percebi que nem os passarinhos cantaram aqui depois disto! Tenho medo! Disse o Sr. Mauricio, então eu vou entrar falei pra ele. Parado na estrada de frente para o local ele ficou ali pensando olhou pro chão olhou pro céu Olhou pra mim pegou um facão e disse eu vou entrar, mas vou junto com você!


O ocorrido


Conforme palavras do Sr. Mauricio Pereira da Silva arrendatário daquela área empresário também na cidade de São Jose de Rio Preto, no ramo de construção civil, idade de aproximadamente 40 anos e estabelecido ali no local aproximadamente um ano, disse que era por volta das 3 horas da madrugada daquele dia 20 de janeiro de 2008, acordou para ir ao banheiro e ouviu um barulho forte que parecia que a plantação de cana estava se quebrando toda, o barulho era intenso e disse Se for um vendaval vai destruir tudo isto aqui! Então abriu a janela da cozinha para ver lá fora o que acontecia, se deparou com uma visão assustadora . Um objeto pairava por sobre o canavial.. Era muito grande não viu cor, somente luz mas não forte estava bem fraca de cor amarelada

Fechei a janela e corri pra sala,. Tomado de pavor nunca vi tal coisa! Foi para o quarto ficou inquieto quando de repente o barulho parou . Fiquei na sala sem saber o que fazer, Sair lá fora ? Esperei o dia começar a clarear, por volta das 05h30min da manha. Saiu para o canavial que fica poucos metros da residência aproximadamente 50 metros, Foi quando ele avistou uma grande clareira de aproximadamente 60 metros de abertura e o interessante foram que toda a cana estava deitada no solo de uma forma muito estranha, todas as folhas estavam arrumadinhas num sentido só, parecia uma obra de arte! Segundo suas palavras parecia um penteado!


Conforme o dia ia amanhecendo fui observando um silêncio naquele local que me chamou muito a atenção ., nenhum pássaro cantou! . Disse Mauricio, era uma atmosfera triste, aqui sempre pela manhã tem um bando de pássaros que vem comer frutas e hoje não apareceu um sequer! Eles fazem o maior barulho aqui Parece uma festa tem ate pássaro preto que canta bonito! Tudo era muito estranho .

Acompanhado também de sua mulher Márcia Cristina, que também testemunhou o fato e disse: Ver aquilo tudo era um pavor e era muito estranho que nunca viu coisa igual! Num trailer mais abaixo cerca de uns cem metros estavam posando naquele local o Sr. Durval Ambrizzi Junior junto com sua Mulher Sra. Solange, comerciante na área de produtos de tubos e conexões, que também presenciaram o ocorrido, ambos assustados também, e que registraram as primeiras fotos do dia.


Ao rodear toda a plantação daquela quadra de canavial à fim de descobrir o que teria feito tudo aquilo se deparou também com mais dois círculos idênticos atrás do maior. E as folhas também estavam do mesmo modo que viu no primeiro círculo só que as folhas estavam em direção opostas uma das outras. Um fato que chamou muito a atenção que só depois foram dar conta da verdade é que uma sobrinha deles se deslocava dia antes para aquele local exatamente no meio da plantação chamou atenção do pai por ter visto algo estranho voando por sobre o canavial que segundo ela o objeto era grande e subia e descia varias vezes

Chegaram ate se desentender com a garota de tanto que ela falava sobre o que viu.


A Pesquisa


In Loco verificamos a área que se apresentava um ambiente calmo de fácil acesso através dos canaviais composto de nove hectares de terra, não havia nada fora de lugar durante o caminho, a condição climática era de nublado chuvoso com poucos chuvisqueiros esporádicos, a temperatura agradável próxima de 24º C graus, vento bem moderado próximo de oito Km/h tipo brisa de rosto e de direção sudoeste.

A área esta situada em região bem plana, próxima do Rio Grande uns 500 metros região rural de Riolândia cidade próxima aproximadamente 18 kms. A vegetação composta de plantio de cana para produção de Álcool combustível e algumas matas nativas, também compõe além do rio uma extensa mata ciliar

Composição do solo tipo terra vermelha tratada para plantio. A área esta numa altitude de exatamente 386 metros em relação ao nível do mar com coordenadas geográficas de S 19º 56’ 05,6 " de latitude e W 049º 37’ 08,5" de longitude leitura feita através de GPS Garmim instrumento de Posicionamento Geográfico Terrestre instruído por Transponde de Satélite modelo GPS 72 de Nº de série 89341173. O instrumento é de uso do INAPE e operado por mim que fiz as medições in loco.

No local foi observada uma grande clareira de aproximadamente 60 metros que forma uma figura geométrica arredondada pouco disforme, a plantação que estava em desnível ou seja formando a área dentro do círculo encontrava-se com os caules e toda sua composição de folhagens dobradas e orientadas todas em um sentido somente, ou seja de oeste para leste conforme instrumento bússola compasso de uso Militar.

Todas as plantas daquele local dentro do círculo estavam a uma altura relativa do solo de aproximadamente 50 cm mantendo uma superfície de vegetação bem linear e perfilada uma com a outra em toda a extensão daquele círculo. O caule próximo da raiz foi curvado não apresentando marcas de fraturas das plantas um aspecto que causa estranheza! A base da planta apresentava se com suas raízes intactas, sem esforço mecânico como torção ou puxão do solo.

A condição do caule da planta de cana de açúcar apresenta uma propriedade física uniforme em toda sua extensão e verificada uma espessura de aproximadamente 28 mm á 32 mm medidos com paquímetro de precisão tipo Ganz Gehartet o que indica uma qualidade de plantio normal e de idade aproximada de um ano. A condição química da cana não apresenta alterações, não foram encontradas propriedades de aquecimento do caule e suas folhagem, nem mesmo resíduo de carbono proveniente da queimadura de sua composição exposta à alta temperatura. Não foram encontrados resíduos químicos estranhos atípicos do ambiente e da composição sólida do plantio. O solo apresentava se intacto úmido e sem marca de propriedades que indicassem ter passado por alta temperatura ou alteração química inclusive qualquer emanação de radiação molecular nuclear. Todas estas condições foram verificadas em toda extensão do ocorrido.

Nas bordas interna da clareira observa-se uma perfeita formação da franja ou lateral onde a formação inferior da cana ( piso ) tem uma relação de 90º com a franja ou parede interna do círculo, o que causa estranheza. Tal fato observado se fosse feito por vento forte ou tornado tipo de vento ondulante estas parede estariam apresentando forma variada em toda sua extensão e uma ligeira inclinação provocada pela atenuação da carga de pressão do vento contra a resistência mecânica somada de cada caule da planta.

Em resumo as bordas estariam fortemente inclinadas! E não retas como pode se observar! O que nos leva a descartar vento forte de qualquer tipo conhecido pela ciência de nossa meteorologia. Em observação as condições climáticas o céu apresentava se uma formação nublado de chuva moderada de um simples chuvisqueiro ate a uma garoa com períodos esporádicos. Não houve chuva forte!
Os caminhos ou ruas de manutenção de todo o canavial não apresentavam poças de retenção de água da chuva, pelo contrário estava úmido compacto e também não apresentaram marcas de pneus de rodagem de máquinas pesadas operatrizes de corte tratores ou veículos de transporte da cana!

Outro fato curioso foi que não encontramos em toda a lateral do círculo marcas de entrada de máquinas, objetos,equipamentos, e ferramentas que pudessem provocar aquilo na plantação, nem mesmo marca pequena de entrada de animais ou homem. Fato este que causa muita estranheza.

Outro fator observado na área periférica próxima ao ocorrido é que as demais plantas estavam intactas, ou seja, menos de 8 metros da borda do círculo existe uma seqüência de palmeiras juntamente com a divisa de área da residência e o plantio, e nas palmeiras havia pendões de flores para formação dos cachos de frutos, estes foram encontrados intactos e no chão não foram observadas flores caídas.

Outro item observado foi a folhagem das palmeiras que estavam bem distribuídas sem deformação ou inclinação conjunta apresentada por ventos fortes que imprimem ate a direção de pressão do vento que sofreu a arvore. Pés de acerola também faziam parte daquele ambiente e foram encontrados somente poucos frutos caídos e a maioria destes bem maduros estavam presos ainda no caule da planta. Em seqüência vários pés de goiaba com muitos frutos bem maduros inclusive com polpas expostas comidas por pássaros nativos estavam no pé e intacto.

No chão abaixo das arvores frutíferas não foram encontrados frutos derrubados por nenhuma espécie de força mecânica expressa por vento ou similar algum, bem como folhas também não foram encontradas, mas somente aquelas que caem naturalmente.

Também as ruas de acesso do canavial estavam limpas com somente algumas palhas de cana seca que desprendia do caule da plantação próxima a ela.
A casa do arrendatário Sr. Mauricio esta situada também próxima 20 metros desta borda e não foi encontrado nenhum vestígio de destelhamento, danos nos postes e fio elétricos aéreos e outros objetos que apresentasse resistência mecânica de contraventamento, nenhum objeto ou utensílio foi derrubado ou arremessado.


Observação Aérea


Foi necessário fazermos um vôo panorâmico aéreo para verificarmos detalhes que somente é observado a distancia. O vôo somente pode ser feito após quatro dias do ocorrido pois o tempo prejudicava muito e o piloto não quis voar por normas de segurança. No momento em que as situações do vôo se tornaram favoráveis, imediatamente decolamos o avião, e que para nossa surpresa foram observados por sobre aquela grande área outras marcas menores mas semelhantes ao que ocorrera próximo da pousada.

Infelizmente como constam nas fotos e imagens gravadas os desenhos ou seja as marcas estavam bem disformes por motivo da folhagem da cana ter se recuperado, em algumas áreas já se observava uma recuperação de ate 80%, isto prejudicou muito as imagens aérea pois as marcas já se apresentavam sem precisão de detalhes.

Estas foram nossas observações naquele local que durante uma semana pesquisamos por toda a área do canavial e ouvimos varias testemunhas que relatou terem presenciado todo o fenômeno ocorrido.

Nesta pesquisa do Instituto de Astronomia e
Pesquisas Espaciais (INAPE) participaram:
Jorge Luis Nery / Pesquisa Cientifica de Campo.
Gener Silva / Diretor do INAPE
Gustavo Moretti / Pesquisa Cientifica de Campo
Leocadio Benez / Pesquisa Cientifica de Campo
Araçatuba, 25 de Janeiro de 2008.

Nenhum comentário: