segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Ufólogos pedem abertura de arquivo secreto da FAB

A aparição de supostas marcas de um Objeto Voador Não Identificado (Ovni) em um canavial de Riolândia, no interior de São Paulo, no dia 20 de janeiro, motivou integrantes da Comissão Brasileira de Ufólogos a pedirem a abertura de arquivos secretos da Aeronáutica sobre relatos de ovnis que teriam aparecido no Brasil. A informação é do Jornal Hoje.
Os ufólogos se baseiam em uma lei que modificou os prazos para a divulgação de documentos secretos para fazerem o pedido.

Há dois anos, eles visitaram o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra) e tiveram acesso a parte do arquivos que estão em poder da Aeronáutica. Entre eles, estão os arquivos da Operação Prato, que investigou por quatro meses, em 1977, a presença de ovnis no Pará.

O ex-comandante do Comdabra, brigadeiro José Carlos Pereira, é favorável à divulgação dos documentos. "Pessoas relatam terem visto isso. Se viram ou não, isso é outros problema. Depende de investigações. Falta base científica", afirmou o brigadeiro.

Estudo de OVNIS

Um grupo de pessoas que estuda discos voadores quer que o governo libere documentos secretos que as Forças Armadas mantém em seus arquivos. O último episódio sobre objetos voadores não identificados foi registrado no interior de São Paulo, na semana passada.'


O suposto fenômeno ocorreu no dia 20 de janeiro. As marcas do que, para os ufólogos, é um OVNI – objeto voador não-identificado – ficaram em um canavial na cidade paulista de Riolândia.

Esse tipo de fenômeno sempre despertou polêmica, e os integrantes da Comissão Brasileira de Ufólogos prometem cuidado ao divulgar as informações. Eles pediram ao governo a abertura de todos os arquivos sobre relatos de OVNIs que teriam aparecido no país, com base na lei que modificou os prazos para a divulgação de documento classificados como secretos. “A gente tem que ter equilíbrio, não pode aceitar qualquer coisa como sendo verdadeira”, pondera o ufólogo Roberto Beck.

Há dois anos os ufólogos visitaram o Comdabra (Comando de Defesa Aeroespacial Brasileira, em Brasília) e viram parte dos arquivos em poder da Aeronáutica – inclusive os da chamada “Operação Prato”, cujo prazo de sigilo já venceu. Em 1977, a Aeronáutica investigou durante quatro meses a presença de OVNIS no Pará.

Ex-comandante do Comdabra, o brigadeiro José Carlos Pereira confirma a existência dos arquivos, e se diz favorável à divulgação. “Pessoas relatam terem visto OVNIs. Se viram ou não, isso é outro problema; depende de investigações”, diz. “Falta base científica que justifique realmente o que seria a presença de um disco voador”.

Os ufólogos acreditam que terão mais base científica a partir do estudo dos registros oficiais. “O que a gente está querendo a prova definitiva para que isso desperte o interesse da ciência como um todo, inclusive da ciência brasileira”, defende o ufólogo Fernando Ramalho.

Nenhum comentário: