segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

A Ufologia e Você




















Por Laura Elias


Quando você procura por Ufologia nos dicionários da lingua portuguesa, é encaminhado para a palavra ovniologia que, por definição, significa:

Segundo o Aurélio: ovniologia - [De óvni + -o- + -logia.] S. f. 1. Ciência, estudo ou tratado acerca dos óvnis; ufologia.
Segundo o Michaelis: ov.ni.o.lo.gi.a - sf (óvni+o+logo +ia) Ciência ou estudo sobre os óvnis; ufologia.

Cabe aqui uma observação a mais sobre OVNIs: OVNIS são objetos voadores não identificados. Nesta categoria entram muitos objetos que são vistos e erroneamente confundidos com naves de outros planetas ou dimensões. As vezes mesmo formações de pássaros em vôo vistas no horizonte, outras vezes satélites, aviões, balões, etc., são fotografados ou filmados e conforme o ângulo e a incidência da luz, são confundidos, à primeira vista, com discos voadores. Isso, claro, sem falar nas fraudes. Após as análises de filmes e fotos, e descartadas as imagens que são esclarecidas, algumas ainda permanecem sem uma explicação, digamos, ortodoxa. Estas imagens, associadas ou não a relatos, e evidências físicas como marcas de solo, flora, fenômenos eletrostáticos, etc é que se configuram em objeto de estudo da ufologia ou ovniologia.

Ufologia ou ovniologia, não importa a denominação. Ambas (que são a mesma) estudam os ufos ou ovnis. Na verdade estudam em termos, porque até onde se saiba, nenhum grupo ufológico tem um ufo em mãos para estudá-lo. Ninguém sabe como eles se transportam, se usam combustível ou não, como fazem para armazenar a imensa quantidade de energia necessária para sua locomoção, como os seres que o pilotam suportam a enorme radiação espacial, que leis físicas eles obedecem. São da nossa dimensão? São de outra dimensão? São sólidos? São um holograma? Viajam no espaço-tempo linear? Usam os tais buracos de minhoca?

Neste ponto e com tantas perguntas, seria mais lícito dizer que a ufologia é um estudo de possibilidades. Aí abre-se o leque delas. Pode ser um fenômeno sociológico, antropológico, psíquico, transcendental, físico, e por aí a fora. Pode ser tudo isso junto, pode não ser nada disso.

A maneira que se encontra para estudar um objeto que não existe, que não se pode tocar, nem virar, nem abrir, é por hipóteses. E para isso precisa-se de um referencial teórico que dê base às tais hipóteses. Ou seja, tem que ter um ponto de partida, tem que ter um método, uma organização para seguir durante o estudo em questão. Pode-se estudar um caso isolado, fotografar, colher depoimentos das testemunhas, da água, do solo, das plantas. Aí estuda-se outro caso e outros...e compara-se os resultados, tentando encontrar um elo comum entre eles. Algo que possa ser descrito como um tipo de padrão. Mas, isso é difícil de encontrar dentro da ufologia, de uma maneira geral, há tipos, formas, sons, silêncios, cores... tudo é muito variável. Porque?

E este é apenas um dos pontos. É necessário que se conheça um pouco de Física e dentro desta, de astronomia. Algum conhecimento de psicologia também é importante e de mecânica quântica , para que se possa entender as testemunhas, e os poderes estranhos que algumas passam a desenvolver após os contatos com este fenômeno. Conhecimentos de história e arqueologia também são bem vindos.













Nesta altura, se você leu até aqui, deve estar se perguntando: "Pô! Eu tenho que saber de tudo?" Não, mas você tem que ter base de raciocínio, e para isso tem que ter informação. E para ter informação, você precisa de duas coisas: leitura e reflexão. E muito senso crítico. A leitura informa, a reflexão qualifica o que você leu, ajuda você a encaixar as coisas que conhece dentro daquilo que aprendeu. E o senso crítico faz você ter critérios de avaliação. Inclusive e principalmente de você mesmo.

E sabe do que mais? Conforme você for lendo, e pensando sobre aquilo que você lê, cada vez mais você vai saber que não sabe nada sobre muitas coisas, e vai sentir a necessidade de se informar mais e melhor. E, principalmente, você vai poder separar o joio do trigo em muitas áreas. Vai saber quando uma pessoa está falando uma rematada besteira, ou uma grande verdade.

Mas, o mais importante de tudo isso: você vai se situar como pessoa. Quanto mais você pesquisa as possibilidades do fenômeno ufológico, mais você vai se conhecendo, mais vai ampliando a sua capacidade de valoração interna. E mais vai descobrir quem é você, qual é o universo que lhe cerca, quais são seus potenciais e quanto você pode contribuir para ampliar a capacidade das outras pessoas. E tudo isso, apenas porque você resolveu entender o que é a ufologia.

E o que mais este mundo precisa neste momento, é de pessoas que possam contribuir de alguma forma para melhorar o entendimento coletivo, conter a insanidade reinante e acrescentar na vida de outros um pouco de esperança concreta. Acredite, não há de se temer o misterioso. O mistério é um quarto escuro onde você, por não ver nada, imagina que contenha tudo; mas quando você acende a luz, o mistério acaba. Você sabe exatamente o que está lá dentro. E vai poder, então, partir pra acender a luz no próximo quarto que encontrar.

Talvez você ache que isso não tenha nada a ver com ufologia, mas tem tudo a ver com ela. Desde marcianos verdes com anteninhas, até seres de pura luz ou que sejam puro estado de consciência, tudo é possível. Peneirar as possibilidades, sempre com a mente aberta, um bom arsenal de informações e muita paciência, este é o trabalho do ufólogo.

"Os pés na terra, o pensamento e o coração nas estrelas."

Fonte: BURN

Nenhum comentário: