sábado, 9 de outubro de 2010

Astronautas perdem as unhas das mãos mais facilmente

[Nota: Postei esta para conjecturarmos juntos: será por isso que Ets não tem unhas?]





Assistindo a alguma missão de astronautas na televisão, ou simplesmente olhando uma foto com um homem em trajes espaciais, pode já ter surgido uma questão: “como será que se produzem essas roupas? Elas são mesmo importantes?” Pois bem, aí vai uma informação: se as luvas dos astronautas não forem confeccionadas adequadamente conforme a pressão do ar, os astronautas sentem dores horríveis nas mãos podendo até ter arrancas suas unhas dos dedos.
Um novo estudo sugere que pode haver um novo pré-requisito para escolher pessoas que partem em missões espaciais. O tamanho reduzido das mãos. A pesquisa da NASA concluiu que astronautas de mãos grandes são mais propensos a perder as unhas dos dedos. O sangue foge das pontas dos dedos, uma dor intensa é sentida e as unhas vão ficando quebradiças até cair. Tudo por uma incorreção na luva que eles usam.
Buscando superar esse problema, a NASA realizou um concurso para incentivar fabricantes a investir na melhora da tecnologia da confecção de luvas espaciais. Elas devem ser fortes o suficiente para proteger as mãos do vácuo do espaço, mas também hábil o bastante para permitir movimentos complexos, de precisão, que nos diferenciam dos outros animais como possuidores do polegar opositor. E o resultado já saiu: o cientista Peter Homer, do estado de Maine, faturou 250 mil dólares por seu projeto de luvas espaciais inovadoras. [Live Science]

Nenhum comentário: